Pages

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Suspeita de fraude no Maranhão

Pra quem não sabe como começou a suspeita de fraude no Maranhão segue um resumo de como tudo começo....

Tudo indica que o cerco começa a se fechar e as suspeitas de que houve realmente fraude nas eleições do Maranhão tomam mais consistência. E o que pareciam ser eleições seguras com a utilização de urnas eletrônicas e até de identificação biométrica está se mostrando o contrário. As fraudes agora são cibernéticas – para usar uma expressão bem antiga.

Acontece que a1 coligação Muda Maranhão (do candidato Flávio Dino) suspeitou que no angu tinha caroço e pediu o log das urnas. Log é o registro de tudo o que aconteceu com cada urna no dia da eleição, como horário de abertura e encerramento e número de votantes. Pois aí começaram a aparecer problemas. De acordo com o relatório do estudo feito pela coligação com os dados dos logs de todas as urnas, chegou-se a resultados que apontam indícios de fraude. Vejamos:

De acordo com o jornalista Roberto Kenard – que teve acesso ao relatório – “Foi constatada, por exemplo, incompatibilidade na ata de Geração de Mídia no que se refere aos Flash Cards (Flash Card é um cartão de memória eletrônico, que funciona como um pequeno disco rígido das Urnas). Na Ata da Cerimônia de GM encontra-se informação conflitante sobre a quantidade de Flash de Carga geradas.”

É mais ou menos assim: na Tabela de Distribuição de Mídia conta que deveria haver 694 flashs de carga, mas quando os boletim final foi impresso apareceram 931 flashs de carga. Isso que dizer que 237 flashs foram carregados a mais no sistema. ”Destaque-se que as 694 Flash de Carga com destino determinado cobrem todas as 14.243 seções eleitorais não havendo explicação para quais seções seriam as 237 Flash de Carga geradas a mais e sem destino previsto”, diz o relatório, ainda de acordo com Kenard.

Mais fraudes – Outras duas suspeitas estão sendo levantadas. Uma delas é de que em algumas urnas houve votação após as 17h. Isso só é possível se houver fila e com distribuição de senhas para quem já estiver dentro do prédio. A desconfiança é que nesse horário, presidentes de mesa podem ter votado no lugar de eleitores que faltaram. “Há, por exemplo, a constatação de que 18.719 votos foram registrados após as 17h20 e que o tempo entre os votos foi abaixo de 1 minuto. Nessas áreas a candidata Roseana Sarney obteve percentual acima de 55%.”, disse Kenard.

http://marcosfranco.wordpress.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Maranhão pode ter nova eleição: processo de cassação de Roseana Sarney é destaque no Correio Braziliense





As eleições terminaram em outubro, mas há um terceiro turno à vista em pelo menos cinco estados. Recém-eleitos ou reeleitos, governadores podem iniciar o mandato a partir de 1º de janeiro já com processos de cassação por irregularidades durante a campanha. Vencedores nas urnas, Roseana Sarney (PMDB-MA), Marcelo Déda (PT-SE), Tião Viana (PT-AC), Omar Aziz (PMN-AM) e Silval Barbosa (PMDB-MT) são investigados pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público por um leque de acusações que vão de abuso de poder econômico e político até a compra de votos e captação de recursos.


Dos governadores eleitos em 2006, três foram retirados dos mandatos pela Justiça, depois de serem condenados por irregularidades durante as eleições: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Jackson Lago (PDT-MA). Agora, pelo menos dois futuros governadores já têm processos abertos nos tribunais regionais estaduais e outros três são investigados, dois com denúncias consideradas graves.


Eleito no segundo turno, Barbosa foi acusado pela coligação rival, com a concordância do MP, de compra de votos durante um congresso religioso. No evento, que reuniu 2 mil pessoas em Cuiabá em 22 de agosto, o governador reeleito teria pedido votos aos fiéis o que configuraria “captação ilícita (de votos) por recebimento de propaganda paga por fonte vedada.” O processo, que corre no TRE-MT, estava na pauta de julgamento na quinta-feira, mas acabou adiado. Deve ser retomado pelos ministros durante a semana.


O outro eleito com processo já aberto, Déda, teria cometido crime de abuso de poder político ao oferecer almoço de lançamento da candidatura para 300 pessoas na residência oficial do Sergipe. O encontro teria sido custeado com verbas públicas, e servidores e secretários de Estados teriam trabalhado no evento. Por meio de sua assessoria, o governador reeleito alegou que o almoço foi um evento político e que não infringiu qualquer artigo da legislação eleitoral. Caso seja condenado, ele pode ter pagar R$ 60 mil de multa.


Nova eleição


Pela legislação eleitoral, a lista atual dos possíveis cassáveis coloca o risco de novas eleições no Amazonas, Maranhão, Sergipe e Acre, locais em que os futuros governadores venceram o pleito no primeiro turno. Caso sejam condenados, a maioria dos votos seria anulada, o que forçaria uma nova sessão de votações. (Com informações do Correio Braziliense)

Fonte: www.jornalpequeno.com.br


Publicado em 28 de novembro de 2010 por John Cutrim

Balsas começa a reagir....


No último sábado dia 27 universitários organizarão manifestação pelas ruas da cidade Balsas. A manifestação é uma resposta ao descaso da administração municipal para com a população. Estudantes, empresários, crianças, jovens, todos unidos em prol da mudança.


Munidos de apitos, narizes de palhaços, faixas e cartazes, os manifestantes fizeram seus discursos pelas principais ruas da cidade.


O mais interessante é um caixão era leva a frente todos, o enterro da Administração aconteceu em frente a prefeitura, que muitos chamam de a casa do povo.


O prefeito da cidade quem antes era reverenciado, agora é motivo de chacota na boca do povo e em um dos principais sites de relacionamento, com o singelo título de Chico Coelho – A piada de Balsas. SE você ainda não viu procure no Orkut...


Nesse mesmo site é possível encontrar várias outras comunidades em forma de protesto.


O povo antes com receio de falar de se mostra começa a travar uma luta pacifica em busca da melhoria e do desenvolvimento da cidade de Balsas.

O começo....

Demorei a transformar a idéia desse blog em realidade. Aqui falaremos do acontece em nossa cidade, sobre utilidade pública, informação, moda, saúde, um conteúdo heterogêneo. E onde você pode deixar sua opinião e sugestão de pauta.